quinta-feira, 20 de agosto de 2009

acadêmico

Vegetarianismo: saudável ou perigoso?
Por Déka Dias

É cada vez maior o número de indivíduos que aderem à causa vegetariana, ou seja, passam a se alimentar apenas com produtos orgânicos e, alguns consomem derivados do leite ou ovos. Os motivos que levam a essa mudança variam de pessoa para pessoa, mas, na maioria dos casos, tal escolha se dá por preocupação com a saúde ou pela defesa dos animais.

O vegetarianismo possui algumas subdivisões, como por exemplo o veganismo, que exclui completamente o uso de qualquer produto de origem animal, e o ovo-lacto-vegetarianismo, onde é eliminado apenas o consumo da carne. Essas privações alimentares fazem com que, muito seja dito a respeito da saúde dessas pessoas.

Alguns médicos afirmam que, a falta da proteína animal no organismo pode causar fraqueza e anemia, deixando o indivíduo mais vulnerável a doenças e infecções, mas há os que afirmam que, a carne não é indispensável ao homem.

“A dieta vegetariana não causa nenhum dano ao organismo desde que seja feita corretamente. Na dieta ovo-lacto-vegetariana não há tanta alteração imunológica, pois a dieta supre as quantidades necessárias de nutrientes” explica Fernanda Galante, médica e professora das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU.

Para que a dieta seja saudável, é importante que haja a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e proteínas, como é o caso da soja, dos vegetais e das frutas, por exemplo. Algumas receitas e informações são encontradas em sites como o Ativeg que além disso ainda esclarece dúvidas sobre o assunto.

A adaptação à dieta varia de pessoa para pessoa, alguns conseguem manter-se assim por anos, como é o caso do estudante Gleidison Sias, “Sou vegetariano há 4 anos e não sinto falta de comer carne, substituo pela soja e por outros ingredientes. Sou saudável e pretendo continuar com o vegetarianismo.” Porém, exitem aqueles que, por algum motivo acabam voltando ao consumo de carne, como é o caso do estudante Caio Barssoti, “Fui vegano por 6 meses, mas parei por conta de não poder sair mais com meus amigos para churrascos, pois eu não financiava de jeito algum a carnificina. Minha saúde era perfeita enquanto matinha a minha vida sem o consumo de carne.”

Antes de uma mudança drástica na dieta, é importante que se obtenha todas as informações possíveis e que, principalmente, procure um médico que possa indicar a dieta mais compatível com o metabolismo do paciente.

Nenhum comentário: